top of page

Brigada de Incêndio: a sua empresa precisa?



De acordo com a Norma Regulamentadora 23 (NR 23), as empresas que estão obrigadas a ter brigada de incêndio são aquelas que possuem mais de 20 colaboradores. Contudo, a NR-23 não determina quantas pessoas serão empregadas em cada tipo de empresa, o cálculo fica a critério da legislação estadual, apesar de o estabelecimento do grupo ser regulamentado a nível nacional.


Ela é formada por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização. Toda equipe é organizada funcionalmente por brigadistas, chefe, coordenador geral e líderes.


Há hierarquia estabelecida para os integrantes da brigada de incêndio. Ela é composta em nível crescente de autoridade por:

• Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),

• Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),

• Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),

• Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).


Os brigadistas devem receber um treinamento de no mínimo 12 horas, sendo que ao menos quatro dessas horas devem ser utilizadas para atividades práticas.


Assim, mais do que cumprir com suas obrigações legais, é preciso que a empresa compreenda a importância de todas essas exigências, pois a brigada de incêndio serve para preservar a vida dos colaboradores e os bens de uma instituição, e é ela que age diante de situações como as de princípio de incêndio e na prestação de socorro quando ocorrem desmaios ou outras situações que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros.


Ter uma brigada de incêndio no local de trabalho é de grande importância tanto para o empregador quanto para os empregados, pois além de ser uma medida prevista na lei trabalhista a qual o empregador deve adequar-se, garante aos seus colaboradores um ambiente seguro e oferece condições ideais de trabalho, o que permite que os trabalhadores possam executar suas funções sem preocupações com a segurança, dando maior tranquilidade no dia a dia profissional.



Giuliano Cabral

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás e Técnico em Segurança do Trabalho formado pelo SESI/SENAI.

 
 
 

Tel:   (62) 3954-8752

@yesgrupo

LOGO-COMPLETA-COLORIDA.png

yesgrupo.com

yesgrupo

Av. Goiás, Nº 1579, Setor Central 

Goiânia, Goiás - CEP: 74050-100

©  2022 por Clap - Agência Digital

bottom of page